sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

AS CEBOLAS

Nesta altura do ano, no concelho de Baião é realizada a semeia do cebolo.

O cebolo e uma semente gerada da própria cebola. Para que haja essa semente é preciso plantar 3 ou 4 cebolas, guardadas do ano anterior (essas são escolhidas dependendo do tamanho, geralmente são as maiores). Ao plantar as 3 ou 4 cebolas, elas não vão gerar mais cebolas, mas sim umas "copas" que irão dar flor, depois auxilia-se abrindo-se, ajudando a germinar. Dentro dessa flor é que esta a semente que irá ser semeada. Para começar faz-se uma meda de estrume (geralmente quadrangular) e compõe-se. Depois põem-se a terra por cima, estará pronto a semear. De seguida semeia-se o cebolo pela meda toda, mas ter o cuidado de a semente não ficar toda junta, senão ao nascer também nasce todo junto. Por fim põem-se uma camada fina (1cm) de areia, isto para que não nasçam ervas.

No fim de estar semeado cobre-se com um plástico, mas que seja branco e espera-se 3 semanas para que ele esteja nascido.
Passado mais ou menos 3 ou 4 meses está pronto a transplantar, isto é, arrancar da meda para plantar noutro sitio, para que por volta de agosto se possa arrancar as cebolas e seguir-se do "encabamento".



Esta plantação foi protegida com canas(para evitar que os animais venham destruir) e coberto com plástico que se retira durante o dia

Sem comentários:

Enviar um comentário